terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eixo V


Retrospectiva eixo V


Interdisciplinas do Semestre:
I- Projeto Pedagógico em Ação
II- Organização do Ensino Fundamental
III- Organização e Gestão da Educação
IV- Psicologia da Vida Adulta
V- Seminário Integrador V

A cada semestre fomos compartilhando vivencias, trocando experiências, aprendendo a aprender. Tivemos a oportunidade de trabalhar em grupos, interagindo com as colegas e descobrindo um mundo novo e fascinante através das tecnologias. Os portfólios, e os PAs da interdisciplina do Seminário Integrador, nos proporcionaram muitas aprendizagens. Como nosso curso de Pedagogia é a distância, foi preciso construir um PA, onde os contatos entre os integrantes do grupo aconteciam virtualmente, trabalhamos de forma cooperativa, onde os registros aconteceram em um Wiki.
A proposta maior foi nos fazer experimentar os PA, para que nos futuros semestres pudéssemos realizar essa prática também com nossos alunos.
Além de ter trabalhado com Projetos de Aprendizagem durante o curso de graduação, certamente levarei essa experiência maravilhosa que tem como objetivo principal desafiar os alunos trabalhando com questões que partem da curiosidade dos mesmos.
Outro interdisciplina que foi de grande importância para o nosso crescimento como docente neste eixo foi a psicologia, e através da leitura dos textos da interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, evidenciadas por Erikson, pois não costumava observar as fases da vida adulta e sim a infantil. Depois da pesquisa pude perceber como as características das fases adultas são iguais para todas as pessoas segundo Erikson, pois encontrei na minha própria família, todos os aspectos psicológicos, biológicos, intelectuais, relacionais, amorosos e profissionais que o autor descreve no seu texto.
Ao refletir sobre as postagens do eixo V, percebi o quanto foi intensa nossa preparação acadêmica no sentido de realizarmos experiências práticas como alunas com relação a propostas inovadoras com o apoio das tecnologias da comunicação e informação. Isso ocorreu com o objetivo de, num momento posterior, ou seja, no eixo VIII, o qual se deu no semestre passado, no estágio supervisionado, nós enquanto estagiárias podermos experenciar na prática com nossos alunos, propostas inovadoras com o apoio das tecnologias da comunicação e informação.
Penso que, em curto prazo este seja o objetivo do nosso curso, porém, em longo prazo, seja de que as propostas inovadoras iniciadas na prática de estágio, tenham seqüência posteriormente a este, isto é, continuar inovando sempre.

2 comentários:

Eliete disse...

Anice, esta postagem refere-se a semana anterior (25 a 31/10). Não estava em condições de fazer nada no computador devido a uma crise muito forte de enxaqueca que tive. Inclusive mandei e-mail para a minha orientadora e tutora do TCC, pois não consegui postar nada nestes dias.Obrigada pela compreensão.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Que bom que me retornaste.

Tua postagem está bem reflexiva.. trazes tuas aprendizagens durante as interdisciplinas.

No entanto, a exigência é que vcs façam este tipo de postagem uma vez a cada 3 referentes ao TCC e estás fazendo o contrário, certo?

Grande abraço, Anice.