domingo, 7 de novembro de 2010

EIXO VI


Sexto Semestre

Interdisciplinas do Semestre:
-Seminário Integrador
-Desenvolvimento e Aprendizagem Sob Enfoque da Psicologia II
- Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
-Filosofia da Educação
-Questões Étnico-Raciais na Educação
-Sociologia e História


Na psicologia II, fizemos uma retomada da Psicologia I. Esta retrospectiva de atividades e de leituras foi fundamental para que pudéssemos compreender melhor sobre a construção moral da criança. A escola precisa respeitar este processo de construção do desenvolvimento na criança.
Filosofia, não é o meu forte. Tenho certa resistência, dificuldade com esta ciência, porém fomos levadas a expressar nossa própria opinião, nossa ideias, nossa compreensão, sobretudo com respeito conosco.
Com o Seminário Integrador, continuamos na construção dos PAs, desta vez claro, com mais exigências.
Na interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na educação, amei os trabalhos realizados. O resgate da história da origem da minha família materna e paterna foi magnífico e com muitas descobertas. Uma viagem ao passado, e a de meus familiares, me trouxe um conhecimento ainda maior de mim mesmo.
Mas foi através da interdisciplina de EPNEE que falar de inclusão sem levar em conta a exclusão não é possível. Não podemos aceitar que as escolas se tornem "depósitos" para estas crianças e adolescentes com necessidades especiais sem lutar pelo direito que eles têm em frequentar a escola regular, mas sem esquecer, também, da grande importância de se garantir todo o amparo necessário para este acolhimento. O trabalho de inclusão deve se dar em conjunto e não apenas colocar a criança na escola e deixar todo o aparato necessário passar. Sinceramente,
Para mim que já trabalho com crianças com necessidades educacionais especiais há algum tempo, não acrescentou muita coisa nova além do que eu já tinha conhecimento. Esperei por esta interdisciplina desde o primeiro semestre por vir de encontro daquilo que eu acredito e trabalho, mas mesmo assim foram muito proveitosos os textos que nos foram solicitados.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Aqui digo o mesmo da postagem anterior.

Grande abraço, Anice.