domingo, 10 de outubro de 2010

Eixo III


As movimentações do Eixo III
No eixo III, foram apresentadas interdisciplinas que trouxeram um movimento. Cada uma delas nos fornecia novos parâmetros para pensar e muitas atividades em grupos, onde foram necessário nos orientarmos e colaborar com o andamento das propostas.
Aqui foram seis interdisciplinas e cada uma trouxe um novo conhecimento e muita coisa para repensar:
• Artes Visuais
• Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem
• Ludicidade e Educação
• Música na Escola
• Teatro e Educação
• Seminário Integrador
Entre as interdisciplinas do eixo destaco duas, não desmerecendo as demais, pela influência posterior em meu trabalho no cotidiano escolar.
A primeira, Teatro e Educação que forneceu grande material prático e teórico para embasar minhas aulas , no qual usei muito no estágio. Destacando que o trabalho com teatro na escola, não apenas para interpretar um texto, mas para expressar o fictício do corpo; o teatro na escola como hábito e não como evento e a atividade da apresentação de uma história através de metodologias especificas (fantoches, dedoches, encenação, etc) em grandes grupos, foi movimentado e sensacional.
A segunda, Seminário Integrador que com o intuito de desenvolver em nós alunos as tecnologias necessárias ao curso, trouxe a missão de escrever texto coletivo on-line através do work para contar o dia a dia da escola, história policial ou infantil. A análise do filme: "12 homens e 1 sentença", a parte mais difícil foi a análise do blog e relato das experiências apreciadas.
As demais tão importantes quanto as duas acima citadas.
E o mais sensacional: visitar a Bienal do MERCOSUL, como visitante constante do centro de Porto Alegre, nunca havia participado de um evento desse gênero. Foi realmente muito interessante, mas me senti, culturalmente falando, muito pobre em relação à obras de arte. Olhava todas aquelas obras e não as entendia, não conseguia captar o que realmente os autores das mesmas queriam nos dizer. Toda a obra acredito eu, não tem um fim, todos os olhares são diferentes, mas que dizem a mesma coisa. É um tanto difícil entender uma obra. O travesseiro por exemplo, não me disse nada, por mais que eu tentasse entender, mais eu ficava confusa. Será que o travesseiro é alguma evidência que o artista nos apresenta, e as argumentações serão as nossas interpretações?
Neste semestre com a interdisciplina de Literatura Infantil me empolguei bastante com os tópicos e leituras realizadas. Então, procurei algo que pudesse desenvolver em relação à Literatura com meus alunos e que envolvesse também suas famílias. Pensei então em mandar para casa de cada aluno, nos finais de semana, uma sacolinha contendo alguns livros que deveriam ser lidos, ou escolhidos um e ler juntamente com o filho, fazer um resumo e um desenho referente ao livro e mandá-lo de volta na segunda-feira. Confesso que a princípio não acreditei muito, mas a idéia foi um sucesso e todos os pais elogiaram muito esta iniciativa, pois eles nunca tinham tempo de parar no final de semana para fazer algo específico para seu filho e segundo seus relatos, todos da família se reuniam para tal atividade. Às vezes não acreditamos muito em algumas idéias por julgarmos antes de colocarmos em prática e muitas vezes perdemos excelentes oportunidades.
A interdisciplina Ludicidade e Educação está sendo fundamental para a minha pesquisa no meu trabalho de TCC, pois trata exatamente do assunto que estou abordando: A Importância do brincar e do jogo na Educação Infantil. Estou usando seus textos para pesquisar, para embasar o meu trabalho. Quando começamos na interdisciplina vendo sobre jogos, brinquedos e brincadeiras, fiquei muito empolgada com as leituras que nos eram oportunizadas, pois sempre acreditei que o desenvolvimento da criança se dá através do brincar.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Percebi que o filme "12 homens e 1 sentença" marcou para a maioria dos alunos. Imagino que seja porque a partir do filme vocês começaram a desenvolver o pensamento sempre com o intuito de explicá-lo, de posicionar-se ao afirmar algo trazendo argumentos, não é mesmo? Ali foi um grande marco para a mudança.

Grande abraço, Anice.