domingo, 10 de outubro de 2010

Eixo II


EIXO II: As coisas começam a mudar.
Nas postagens do primeiro semestre de 2007, Eixo II, percebo minhas produções um tanto vazias, percebo, hoje, que faltava mais envolvimento, ou melhor, acho que entendimento, reflexões mais profundas. Algumas postagens não passavam de reclamações sobre o acúmulo de atividades muito extensas devido a Interdisciplina de história, afinal naquela época as leituras ainda não haviam se tornado um hábito e a interpretação era bem difícil. Esta, acredito ser uma das mais visíveis mudanças que consigo perceber analisando minhas postagens antigas: hoje consigo relacionar melhor os textos que leio com a minha vida e a minha prática docente. Adquiri o hábito da leitura tão fundamental para um professor. Um diferencial deste semestre é que não tivemos todas as interdisciplinas ao mesmo tempo. Estas foram divididas em duas etapas:
• SEMINÁRIO INTEGRADOR II
• DES. DA APREND. SOB ENFOQUE DA PSICOLOGIA I
• FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO


• SEMINÁRIO INTEGRADOR II
• INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS E ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Lembro-me que reclamei deste semestre por causa da Psicologia, pois nunca gostei muito desta disciplina, quando estava na 8ª série e no Magistério. Porém encarei de outra forma e comecei a gostar de ler e estudar sobre Freud. Até então não sabia que gostava tanto da Psicologia, por que será, o que mudou? Percebi a mudança quando começamos com as atividades e senti muito prazer em realizá-las. Além disso, tutores e professores foram fantásticos. Sempre atentas e prontas a nos auxiliar no que fosse preciso com toda paciência e dedicação.
A interdisciplina de alfabetização foi mais complicada, pois apesar de já trabalhar como professora a muitos anos, quando trabalhava em escola regular, nunca trabalhei com alfabetização. Sempre trabalhei com turmas de 2ª e 3ª séries, por achar que me identificava mais com os alunos já alfabetizados. Há 25 anos trabalho com a educação especial e minhas turmas são sempre com alunos de ¾ anos, então não trabalho com a alfabetização. Ainda tenho dúvidas se conseguiria alfabetizar uma turma com aproximadamente 38 alunos, que é o número que compõe estas turmas em sua maioria. Na verdade admiro aquelas que o fazem.
A interdisciplina de História foi mais complicada. Lia textos enormes e não conseguia entender, às vezes nada. Aí lia tudo novamente. Nesta, fazia muita falta às aulas presenciais. Estes dias até pensei em reler a Maquinaria escola, acho que hoje teria muito mais entendimento. Com certeza assim que tiver um tempinho vou fazer isso.
No seminário integrador, aliás, como sempre, aprendi a utilizar muitos recursos. Fizemos gráficos (e muitos), planilhas, incrementei meu blog, criamos o wiki, enfim, uma trabalheira danada. Nesta interdisciplina tivemos atividades bem interessantes: lembro da pesquisa sobre os brinquedos e brincadeiras, a qual gostei muito, pois trabalho muito com estes recursos com meus alunos, então me identifiquei bastante. Acabei trabalhando sobre este tema com os alunos também em sala de aula. Fizemos a apresentação da escola e da sala de aula. Nesta atividade aprendi também a usar o slide show: então fiz vários e postei no blog, minha vontade era de fazer um atrás do outro, de tão prazeroso que é.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Quantas mudanças positivas, não? Descreveste bem todas as transformações e, por isso, ficou bem interessante a leitura de tua postagem! Fiquei bem contente que, no fim, simpatizaste com a psicologia! :)

Grande abraço, Anice.