Esta semana realmente foi bastante produtiva, as crianças ficaram muito entusiasmadas, mostraram-se muito felizes e participativas.
Quando a atividade mexe com o próprio corpo e eles podem ver o resultado, tentar colocar a sua linguagem oral, fazendo todo o esforço necessário para serem entendidos.
Acredito que este vai e vem das atividades, este relembrar diariamente é muito importante para que ele possa memorizar e internalizar aquilo que está sendo feito.
Como já coloquei no roteiro da semana, no início da aula, eles parecem não entender, ficam somente ouvindo, sem muito interesse. Depois de muito conversar, eles começam a ficar mais atentos, acredito que é por que começam a perceber do que estamos falando e aí participam. Quando coloco tudo isto, temos sempre que nos remeter a deficiência mental e ao atraso que estes alunos possuem; mas a sua maneira eles mostram o seu entendimento. Às vezes não é fácil entender o que querem e isto me frustra um pouco, assim como os frustra também, porém qualquer gesto, qualquer som emitido por eles, já é um enorme crescimento. Talvez se uma pessoa que não é acostumada a trabalhar com a Educação Especial, não perceba tudo que eu consigo perceber, mas o progresso de todos é muito grande.
Nesta semana, praticamente trabalhamos com o corpo das crianças, comas partes que compõem este corpo e isto faz com que eles se vejam, se notem, consigam perceber pormenores que passam despercebidos.
O tema família também é um assunto que chama muito a sua atenção, pois estamos falando das pessoas que eles conhecem muito bem
Quando fizemos as comparações entre um e outro, também foi um momento de descontração, de movimento.
Na aula de quinta-feira (29/04), quando percebi que eles queriam colocar papel picado para fazer a roupa em seus desenhos (corpos), fiquei bastante surpresa, pois nossos alunos esperam que nós sempre mostremos o que iremos fazer, eles não têm por costume sugerir algo, mas como a atividade mexeu muito com eles, até isto surgiu nesta semana, para a minha alegria.
A aula de sexta-feira foi um pouco mais tranqüila, pois fizemos um trabalho mais de conversa, relembrando o que tínhamos feito na segunda-feira, pois peguei novamente os questionários respondidos por seus pais para ver qual era à profissão de cada um.
Procuro sempre trabalhar com materiais concretos, pois eles são muito visuais e tem que tocar, pegar no material para entender o que está sendo dito.
Tivemos uma semana muito boa, bastante movimentada e extremamente produtiva.
Quando a atividade mexe com o próprio corpo e eles podem ver o resultado, tentar colocar a sua linguagem oral, fazendo todo o esforço necessário para serem entendidos.
Acredito que este vai e vem das atividades, este relembrar diariamente é muito importante para que ele possa memorizar e internalizar aquilo que está sendo feito.
Como já coloquei no roteiro da semana, no início da aula, eles parecem não entender, ficam somente ouvindo, sem muito interesse. Depois de muito conversar, eles começam a ficar mais atentos, acredito que é por que começam a perceber do que estamos falando e aí participam. Quando coloco tudo isto, temos sempre que nos remeter a deficiência mental e ao atraso que estes alunos possuem; mas a sua maneira eles mostram o seu entendimento. Às vezes não é fácil entender o que querem e isto me frustra um pouco, assim como os frustra também, porém qualquer gesto, qualquer som emitido por eles, já é um enorme crescimento. Talvez se uma pessoa que não é acostumada a trabalhar com a Educação Especial, não perceba tudo que eu consigo perceber, mas o progresso de todos é muito grande.
Nesta semana, praticamente trabalhamos com o corpo das crianças, comas partes que compõem este corpo e isto faz com que eles se vejam, se notem, consigam perceber pormenores que passam despercebidos.
O tema família também é um assunto que chama muito a sua atenção, pois estamos falando das pessoas que eles conhecem muito bem
Quando fizemos as comparações entre um e outro, também foi um momento de descontração, de movimento.
Na aula de quinta-feira (29/04), quando percebi que eles queriam colocar papel picado para fazer a roupa em seus desenhos (corpos), fiquei bastante surpresa, pois nossos alunos esperam que nós sempre mostremos o que iremos fazer, eles não têm por costume sugerir algo, mas como a atividade mexeu muito com eles, até isto surgiu nesta semana, para a minha alegria.
A aula de sexta-feira foi um pouco mais tranqüila, pois fizemos um trabalho mais de conversa, relembrando o que tínhamos feito na segunda-feira, pois peguei novamente os questionários respondidos por seus pais para ver qual era à profissão de cada um.
Procuro sempre trabalhar com materiais concretos, pois eles são muito visuais e tem que tocar, pegar no material para entender o que está sendo dito.
Tivemos uma semana muito boa, bastante movimentada e extremamente produtiva.
Um comentário:
Olá, Eliete!
Na tua postagem, não ficou muito claro sobre a utilização dos questionários sobre a profissão dos pais. Vocês trabalharam com isso? De que forma?
Grande abraço, Anice.
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