Sempre no início da semana relembro com eles sobre os trabalhos que fizemos na semana anterior para que eu possa perceber o que realmente foi mais significativo para eles.
O tema sobre os animais está sendo muito tranqüilo de ser trabalhado, pois os animais fazem parte da vida deles, todos tem um bichinho em casa e falar sobre algo que eles vivenciam é mais fácil e os alunos se envolvem muito. Os animais fazem parte do cotidiano deles e isto desperta o seu interesse e a motivação aumentam.
Normalmente no início eles ficam um tanto apáticos, somente me olhando, sem dar respostas, “parece” que não estão entendendo, então eu tenho que continuar provocando até um dar uma resposta, a partir daí começa a fluir, os demais alunos começam a participar, cada um da sua maneira. Outro recurso que uso muito com eles é a música, pois faz com que tenham que utilizar a linguagem oral e estimula muito à memória. E nesta semana a música foi trabalhada diariamente com eles para exemplificar o que estávamos trabalhando.
A contação de histórias também é muito importante, pois neste momento ela deve manter uma postura que envolve atenção, memória, concentração, linguagem compreensiva, linguagem oral. A história deve sempre vir seguida de ilustrações claras, desenhos sugestivos, pois meus alunos são muito visuais, eles precisam muito do material concreto para poder entender aquilo que está sendo contado. Assim foi no dia em que trabalhei com a história da Arca de Noé, trouxe para ilustrar a história vários casais de animais, a arca e o Noé, que eram os personagens que ilustraram muito bem a historia lida. Eles se envolveram muito, pois os desenhos eram bem coloridos e chamaram muito a atenção deles. Deixei que manipulassem bastante primeiro, conversando sobre cada um dos animais que estavam ali. Expliquei para eles que aqueles animais (girafa, leão, macaco, elefante) não podiam ser criados em casa por que eram animais muito bravos, que eles vivem num lugar muito longe e ficam soltos na natureza e que convivem somente com outros animais como eles.
Nesta semana trabalhamos também com fantoches, posso dizer que foi o melhor trabalho da semana, o que as crianças mais se envolveram, pois eles eram os personagens principais de todo o processo. Foi um trabalho muito prazeroso para mim e para eles. Mostraram-se de uma maneira mais solta, a linguagem oral foi colocado o tempo todo e espontaneamente, sem precisar que eu insistisse com perguntas. Até as crianças mais tímidas, quando se colocavam atrás do palquinho, se soltavam e falavam muito, entenderam perfeitamente o objetivo do trabalho. Trabalhamos toda a manhã com o teatro de fantoches e na hora de ir embora, não queriam.
Os alunos estão demonstrando vontade de trabalhar na mesa com materiais como lápis, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, etc, vem crescendo a cada dia e tenho algumas vezes proporcionado esta atividade. Tenho trabalhado alguns dias da semana com motricidade fina, pois esta envolve atenção, coordenação motora, noção de espaço, etc.
Nesta semana eu considero que foi bem lúdica, prazerosa e quase todos os objetivos previstos foram colocados em prática, somente na sexta-feira é que não conseguimos realizar o planejamento.
Lendo alguns trabalhos que realizei, encontrei um da interdisciplina de Ciências que acredito se encaixa bem em tudo que aconteceu durante esta semana.
“(..) Cabe ressaltar que o conhecimento não está pronto e acabado. Todo o aluno é capaz de aprender e o professor tem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. Cabe a nós professores o papel de mediador desse processo, criando condições favoráveis à aprendizagem. O professor deve estimular o aluno, bem como respeitar e aproveitar o conhecimento prévio, as experiências cotidianas, as opiniões, as idéias dos alunos, nesse contexto sem dúvida o professor estará propiciando uma aprendizagem significativa e incentivando no aluno o interesse pela busca do conhecimento. Por conseqüência, o aluno terá um olhar crítico e autônomo e será capaz de participar como agente transformador dessa realidade”.
Além disso, nossos alunos aprendem de maneiras diferenciadas uns dos outros e é através da interação com o outro ou com a nova situação-problema que o conhecimento é ampliado, acrescido de novas informações.
Nós professores da educação especial sabemos que tudo que trabalhamos com eles vai sendo assimilada ao longo do ano letivo, por isto esta retomada diária do que foi trabalhado no dia anterior ou da semana anterior. Pois a sua aprendizagem ocorre de uma maneira mais lenda que os demais alunos das escolas regulares.
O tema sobre os animais está sendo muito tranqüilo de ser trabalhado, pois os animais fazem parte da vida deles, todos tem um bichinho em casa e falar sobre algo que eles vivenciam é mais fácil e os alunos se envolvem muito. Os animais fazem parte do cotidiano deles e isto desperta o seu interesse e a motivação aumentam.
Normalmente no início eles ficam um tanto apáticos, somente me olhando, sem dar respostas, “parece” que não estão entendendo, então eu tenho que continuar provocando até um dar uma resposta, a partir daí começa a fluir, os demais alunos começam a participar, cada um da sua maneira. Outro recurso que uso muito com eles é a música, pois faz com que tenham que utilizar a linguagem oral e estimula muito à memória. E nesta semana a música foi trabalhada diariamente com eles para exemplificar o que estávamos trabalhando.
A contação de histórias também é muito importante, pois neste momento ela deve manter uma postura que envolve atenção, memória, concentração, linguagem compreensiva, linguagem oral. A história deve sempre vir seguida de ilustrações claras, desenhos sugestivos, pois meus alunos são muito visuais, eles precisam muito do material concreto para poder entender aquilo que está sendo contado. Assim foi no dia em que trabalhei com a história da Arca de Noé, trouxe para ilustrar a história vários casais de animais, a arca e o Noé, que eram os personagens que ilustraram muito bem a historia lida. Eles se envolveram muito, pois os desenhos eram bem coloridos e chamaram muito a atenção deles. Deixei que manipulassem bastante primeiro, conversando sobre cada um dos animais que estavam ali. Expliquei para eles que aqueles animais (girafa, leão, macaco, elefante) não podiam ser criados em casa por que eram animais muito bravos, que eles vivem num lugar muito longe e ficam soltos na natureza e que convivem somente com outros animais como eles.
Nesta semana trabalhamos também com fantoches, posso dizer que foi o melhor trabalho da semana, o que as crianças mais se envolveram, pois eles eram os personagens principais de todo o processo. Foi um trabalho muito prazeroso para mim e para eles. Mostraram-se de uma maneira mais solta, a linguagem oral foi colocado o tempo todo e espontaneamente, sem precisar que eu insistisse com perguntas. Até as crianças mais tímidas, quando se colocavam atrás do palquinho, se soltavam e falavam muito, entenderam perfeitamente o objetivo do trabalho. Trabalhamos toda a manhã com o teatro de fantoches e na hora de ir embora, não queriam.
Os alunos estão demonstrando vontade de trabalhar na mesa com materiais como lápis, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, etc, vem crescendo a cada dia e tenho algumas vezes proporcionado esta atividade. Tenho trabalhado alguns dias da semana com motricidade fina, pois esta envolve atenção, coordenação motora, noção de espaço, etc.
Nesta semana eu considero que foi bem lúdica, prazerosa e quase todos os objetivos previstos foram colocados em prática, somente na sexta-feira é que não conseguimos realizar o planejamento.
Lendo alguns trabalhos que realizei, encontrei um da interdisciplina de Ciências que acredito se encaixa bem em tudo que aconteceu durante esta semana.
“(..) Cabe ressaltar que o conhecimento não está pronto e acabado. Todo o aluno é capaz de aprender e o professor tem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. Cabe a nós professores o papel de mediador desse processo, criando condições favoráveis à aprendizagem. O professor deve estimular o aluno, bem como respeitar e aproveitar o conhecimento prévio, as experiências cotidianas, as opiniões, as idéias dos alunos, nesse contexto sem dúvida o professor estará propiciando uma aprendizagem significativa e incentivando no aluno o interesse pela busca do conhecimento. Por conseqüência, o aluno terá um olhar crítico e autônomo e será capaz de participar como agente transformador dessa realidade”.
Além disso, nossos alunos aprendem de maneiras diferenciadas uns dos outros e é através da interação com o outro ou com a nova situação-problema que o conhecimento é ampliado, acrescido de novas informações.
Nós professores da educação especial sabemos que tudo que trabalhamos com eles vai sendo assimilada ao longo do ano letivo, por isto esta retomada diária do que foi trabalhado no dia anterior ou da semana anterior. Pois a sua aprendizagem ocorre de uma maneira mais lenda que os demais alunos das escolas regulares.
Um comentário:
Olá, Eliete:
Achei bem interessante a ideia de retomar os temas estudados, porque desta forma tens um feedback, por parte dos alunos, daquilo que agradou e o que necessita ser revisado. Além disso, provalmente, neste momento, surgirão novas demandas por parte dos alunos.
Grande abraço, Anice.
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