domingo, 18 de abril de 2010

Piaget e Vygotsky


O o objetivo que vejo ao trabalhar com a Educação Especial, é o desenvolvimento global e harmônico da criança: global porque inclui todos os aspectos do ser humano e harmônico porque todos estes aspectos devem se desenvolver equilibrada e paralelamente sem exagero de um em detrimento do outro.
Vou lembrar um pouquinho de Piaget e Vigotsky, pois ambos tem contribuições fundamentais para a educação.
Piaget, após seus estudos psicogenéticos, nos deixou como herança a idéia de que a criança é um ser pensante, que tem uma forma de raciocínio própria e portanto tem o direito de viver com plenitude cada instante de sua vida. Esta idéia revolucionou as propostas de ensino-aprendizagem.
Já Vygotsky, baseado em suas próprias pesquisas, apontava a importância das relações interpessoais no processo de elaboração do saber. Para ele, é no contato dos pares, com os adultos e com a cultura que a criança pode questionar sua forma peculiar de pensar o mundo, bem como refletir sobre as normas e convenções estabelecidas pela humanidade. Na verdade, tempo e o espaço aproximam, através de concepções práticas educacionais comuns, pessoas tão distantes.
Piaget, que entendeu o mundo peculiar das crianças e Vygotsky, que visualizou a importância das inter-relações no processo de aprendizagem.
Ao meu ver um complementa o outro.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Teus conhecimentos em relação às teorias destes autores serão utilizados na prática do teu estágio? De que forma imaginas que te auxiliará?

Grande abraço, Anice.