Piaget nos define como sendo quatro os estádios de desenvolvimento e coloca que o ordenamento é constante porém as idades variam. Variam de cultura para cultura e dentro delas também há variáveis. Sensório- motor (dos 0 aos 18/24 meses) Estádio pré- operatório (dos 2 aos 7 anos )Estádio das operações concretas ( dos 7 aos 11/12 anos) Estádio das operações formais ( dos 11/12 aos 15/16 anos)recortes de:http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/
Com comentários reflexivos a respeito da aprendizagem. Em outro texto, Piaget (1972b) relembra que:"A ordem de sucessão desses estágios, como foi mostrado é extremamente regular e comparável aos estados de uma embriogênese. A velocidade do desenvolvimento, no entanto, pode variar de um a outro indivíduo e também de um a outro social; conseqüentemente, podemos encontrar algumas crianças que avançam rapidamente ou outras que avançam lentamente, mas isso não muda a ordem de sucessão dos estágios pelos quais passam. Em outra passagem ainda, Piaget (1972c) comenta que: Acima de tudo a maturação não explica tudo, porque a idade média na qual este estágio [sensório-motor] aparece (idade cronológica média) varia grandemente de uma para outra sociedade. O ordenamento desses estágios é constante e tem sido encontrado em todas as sociedades estudadas.
A experiência da criança sensório - motora é praticamente sua interação imediata, através de seus sentidos, com o meio. A experiência de ver objetos e sua busca em vê-los é típica deste estádio e muito colaborativa para as aprendizagens da criança, perdurando até a linguagem.“A inteligência sensório – motora que se caracteriza por ser exclusivamente prática perdura até o aparecimento da linguagem"Ex.: Luíza, nove meses, joga sua bolinha preferida, por vezes repetidas ao chão. O pai se cansa e esconde. A menina ri e a pede de volta, sabendo que ela ainda existe, em outro lugar somente. No momento em que ela percebe um objeto “sumir” e entende que ainda está ali, observa-se evolução neste estádio.
"O pensamento da criança pré-operatória é egocêntrico, o que significa que não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas em relação a um determinado tema.”Ex.:Natália dois anos canta uma música e a mãe lhe corrige a nota, ela aceita. Repetindo a canção corretamente. Logo continua a música e a mãe lhe corrige a letra. Natália não aceita. Responde da seguinte forma:- Eu não gosto das tuas coisas! (- Eu não góto das tua coias!)- Que coisas?- A minha música é assim... (-A minha muca é assim.)
No estádio das operações concretas:“A construção da capacidade de reversibilidade do pensamento assinala o ingresso nas operações concretas. A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real.”Ex.:Iaramin de 7 anos e seu professor de música estão há algum tempo “treinando” a mão esquerda do violino e direita do arco. Chegado um determinado dia a aluna não quer mais a figura destes objetos feitos à caneta em suas mãos e diz saber exatamente qual é esquerda e direita. A partir desta etapa observa-se o uso prático de lateralidade em suas aplicações diárias. Neste estádio são construídas as aprendizagens de classificação, seriação, peso, volume, conservação física de substâncias e medida." ... na ocasião da passagem para o operatório formal há uma inversão nas relações entre o real e o possível.
O operatório-formal permite trabalhar com o pensamento hipotético-dedutivo e estabelecer relações entre diferentes teorias.No período operatório-formal o sujeito terá à disposição instrumentos oriundos do plano das possibilidades, os quais permitem estabelecer relações entre teorias, produzindo nelas transformações”Ex.:Ítalo, onze anos, aprendeu a tocar a música: And Love Her. Chegando da aula de música tocou-a novamente com algumas partes no agudo. Ele observou que a música ficava mais melancólica e forte. E no grave mais simples e suave.
Este período contempla as transformações que o sujeito provoca nos objetos a partir de suas manipulações.
Este período contempla as transformações que o sujeito provoca nos objetos a partir de suas manipulações.
Um comentário:
Olá! Está é uma das atividades pelas quais aprendeste e gostaria de compartilhar conosco, seria isso? Abraço, Anice.
Postar um comentário