domingo, 26 de setembro de 2010

1º smestre


De volta ao passado: ainda o Iº semestre

Relendo as postagens referentes ao primeiro semestre pude observar a dificuldade incrível que existia em relação á tecnologia. Percebe-se que muito deixava de ser realizado devido a falta de conhecimento das ferramentas tecnológicas necessárias.
Outro aspecto marcante eram as informações pessoais e os relatos das novidades que o curso oferecia, assim como as postagens obrigatórias de trabalhos da disciplina Escola, Cultura e Sociedade. As mesmas apresentavam poucas relações entre o que estava sendo trabalhado (pensadores e suas teorias) com a prática realizada em sala de aula. Ainda não existia uma consciência de que tudo que estava sendo apresentado tinha a ver com o que era necessário para ampliar cada vez mais o nosso conhecimento melhorando assim a prática com nossos alunos.
Em relação a ECS, acredito que a maior importância e significância que teve em minha vida foi analisar a mim mesma e meu trabalho quanto professora para poder mudar o que não estava bom, melhorar o que ainda necessitava de ajustes e conservar as boas práticas existentes embasando-as teoricamente.
Apesar das dificuldades encontradas, acredito que tenha sido o semestre mais inovador de todos, pois as mudanças apresentadas eram tantas que muitas vezes pareciam que seriam impossíveis de acontecer.
A visita aos Blogs educacionais foi interessante, pois lembro bem que foi aí que tive a oportunidade de coletar materiais muito bons e que por sinal utilizo sempre que necessário em minhas aulas.
Isto é o mais interessante do PEAD, toda nossa aprendizagem não é estática, momentânea, ela pode ser vista, revista e aproveitada em diversos momentos. Naquela época tive uma leitura e aproveitamento diferente deste material do que neste momento. Isso se deve á vários motivos, mas principalmente ao fato de agora entender com mais clareza as informações disponibilizadas naquele espaço.
A disciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, entrou no exato momento em que as escolas do município de Gavataí estavam elaborando seus PPPs e que trouxe matriais importantes auxiliando nesta elaboração.
Fazendo estas leituras tão antigas cheguei a reviver as ansiedades e alegrias que a entrada no PEAD proporcionou à mim.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Fizeste bons apontamentos! Tens razão quando dizes que tudo o que aprendeste no curso pôde ser aproveitado na prática também. Hoje consegues entender melhor o sentido de cada interdisciplina, não é mesmo? E todo o link que podes fazer com elas.

Grande abraço, Anice.