domingo, 13 de junho de 2010

Ludicidade


Os animais
Nesta semana foi concluído o projeto sobre os animais.
Acredito que o projeto foi desenvolvido de uma forma bastante lúdica, pois trabalhamos com teatros, fantoches, músicas, imitações, oficinas, jogos, passeios, etc.
Todos os temas abordados foram feitos de forma muito simples e sempre amarrando um assunto ao outro. Sempre no início da aula faço um retrospecto do dia anterior para que eu possa perceber se realmente aquilo que fizemos teve alguma importância para eles, pois eles conseguem expressar, através de gestos ou de alguma palavra. Eles sempre conseguem expressar aquilo que mais gostaram que mais chamasse sua atenção.
Todos os dias desta semana, um tanto mais curta devido ao feriado, trabalhamos com a turma da professora Celma. Foi algo novo para meus alunos, pois normalmente trabalhamos em nossa sala ou com os alunos da professora Ana com alunos da mesma faixa etária.
Infelizmente alguns de nossos alunos, tanto os meus quanto os da Celma, não participaram de todas as atividades da semana, pois faltaram e as atividades não tiveram a continuidade que pretendíamos que tivesse. Para os alunos que se fizeram presentes, as manhãs foram muito prazerosas e os alunos foram bastante participativos.
Iniciamos sempre todos os dias a aula na nossa sala pela rotina como fazemos todos os dias, conversando sobre o trabalho do dia anterior e explicando para eles sobre o trabalho que faríamos naquele dia, para que eles pudessem se organizar antes de irmos para a sala da professora Celma.
Quando trabalhamos com o jogo da “batata quente”, eles conseguiram entender as regras e as seguiram perfeitamente, um ou outro tentava burlar as regras, mas quando era chamada a sua atenção imediatamente voltava a seguir com o jogo, às vezes a música parava e eles não se davam conta, mas bastava que disséssemos: parou, e imediatamente fechavam os olhinhos e tiravam da caixa uma gravura de um animalzinho. Senti que realizaram esta atividade com muita satisfação e prazer e se divertiram muito também, pois a cada animal tirado e imitado eles riam muito uns dos outros.
Durante a oficina de animais eles ficaram muito curiosos em relação ao que iriam fazer, como fazer, estavam expostos muitos materiais para a realização do trabalho, tivemos então, que sentá-los para que pudéssemos mostrar para eles como seria a oficina. Tivemos que estar atentos o tempo todo, auxiliando a todos na realização das atividades.
O passeio no Parcão foi muito bom, tranqüilo, as crianças conseguiram se manter bem atento, apesar do movimento na rua e no próprio parque. Lá queriam saber que animal era aquele, o que comia, por que estava lá, faziam as mais diversas perguntas. Por fim, brincaram e se divertiram bastante nos brinquedos.
A ludicidade foi o ponto forte desta semana.
Ao falar em ludicidade, em brincar, lembrei-me de uma palestra que tivemos na escola no dia 29/05 com o tema “Brinquedoteca: Espaço Lúdico Científico: Desafios e Possibilidades na Formação de Professores”, que falava exatamente sobre este brincar, sobre a importância do brincar para a aprendizagem da criança. E a professora do curso de Pedagogia Maria Janine da ULBRA nos disse o seguinte: “É brincando que a criança se desenvolve e exercita suas potencialidades. O desafio contido nas situações lúdicas provoca o pensamento e leva a criança a alcançar níveis de desempenho que só as ações por motivação intrínseca conseguem”.
A sala de aula fazendo uso de diferentes recursos para aprendizagem passa a ser um espaço lúdico, privilegiando todas as diferenças de aprendizagem. O lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só a aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Incluíste aqui uma citação importante para refletirmos a partir do que trazes. É importante que possas também, nas próximas postagens, complementar com argumentos que sustentem tua forma de pensar, certo? Para postagens futuras, sugiro que não te detenhas tanto na descrição das atividades. O importante é exemplificar o que dizes, ok?

Grande abraço, Anice.