domingo, 23 de maio de 2010

Aprendizagem


Aprendemos todos os dias

O início desta semana começou de uma maneira surpreendente, pois foram os alunos que mostraram o que queriam fazer. Dei-me conta na hora que os enfeites da decoração do dia das mães, ainda estavam na escadaria e corredores chamaram muito a atenção deles. Enquanto íamos subindo para nossa sala, eles começaram a apontar para os corações que estavam colados no chão e nas paredes por onde passávamos. Minha aula começou naquele exato momento sem que eu tivesse previsto, trabalhei com o inesperado. Somente fomos para a sala depois que passamos por todo o caminho, parando e lendo para eles o que estava escrito. Ao chegarmos ao auditório, onde se desenvolveu toda a festa, ficaram encantados com as fotos que estavam expostas, pois eram as suas fotos com suas mães, foi uma pena que nem todas as mães tenham mandado as fotos. Não podemos nunca perder de vista sobre os sinais que nossos alunos nos dão, apesar da linguagem oral estar em desenvolvimento, alguns somente emitem poucos sons, eles conseguem se comunicar de outra maneira através de gestos e até mesmo através de um olhar, por isto devemos estar atentos a tudo que o nosso aluno nos mostra, o corpo fala muito, basta entendê-lo. Este dia foi muito importante para mim como professora, minha aprendizagem foi inexplicável.
Paulo Freire nos diz que “aprender com o outro é tarefa de envolvimento, onde os envolvidos na aprendizagem apesar de diferentes atividades fazem trocas com imensuráveis significados pra os diversos envolvidos”.
E esta semana para mim, foi exatamente assim, todos nós aprendemos uns com os outros, não existe ensinar e aprender e sim troca de saberes, pois todos têm muito a mostrar.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete:

Que interessante trabalhar a partir da demanda dos alunos. Com certeza, esta atividade prendeu maior atenção deles e será fator de motivação para aquelas que estão por vir.

Grande abraço, Anice.