sábado, 26 de setembro de 2009

Alfabetização e a Pedagogia do Empowerment Político


Alfabetização como Forma de Política Cultural
Somente quem vive a realidade da escola pública consegue entender como se aplica esse capítulo do texto. Diariamente ouvimos reclamações de colegas e de alunos, um reclamando do outro, que não atendem aos seus anseios.
Ainda há a insistência num currículo inflexível e totalmente isolado entre as disciplinas, com conteúdos sem a menor relevância e utilidade. Pensar a alfabetização como forma de política cultural é definí-la sob o olhar freiriano, com uma leitura de mundo e da palavra. É analisar como ocorrem e se constroem as relações no interior da escola. É compreender que o conhecimento ocorre no momento em que professor e aluno se encontram em sala de aula, dando importância as próprias vidas e experiências. A alfabetização política cultural exige repensar o currículo compreendendo-o como um instrumento que representa um conjunto de interesses que devem ser postos, examinados e debatidos criticamente e que permita que as diversas vozes escolares sejam ouvidas, confirmando e legitimando as experiências que dão sentido às próprias vidas.
Uma alfabetização crítica e de voz exalta a pluralidade e tem sua força na comunidade humana e nas relações sociais. Os educadores críticos constroem suas próprias vozes examinando com cuidado os interesses sociais e políticos que a conduzem, são, portanto, educadores e também educandos. Tem em sala de aula condições para análise, identificação e problematização das diversas maneiras de ver o outro e o mundo e cultivam as diferenças e semelhanças. Por fim, alfabetização política cultural exige repensar o currículo compreendendo-o como um instrumento que representa um conjunto de interesses que devem ser postos, examinados e debatidos criticamente e que permita que as diversas vozes escolares sejam ouvidas, confirmando e legitimando as experiências que dão sentido às próprias vidas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliete!

Gostei bastante das tuas opiniões a respeito do tema!

Tu percebes que esta mudança está ocorrendo na prática escolar? Tudo fica na teoria ou muitos já partem para a prática? São questões para se pensar...

Abraço, Anice.