domingo, 19 de abril de 2009

Questões Étnico- Raciais


Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar a própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e a escravidão; nossas bisavós gritavam: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade"; nossos avós cantaram: “Ou ficar a pátria livre/ ou morrer pelo Brasil"; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade! / abre as asas sobre nós" e nós recordamos todos os dias que “o sol da liberdade em raios fúlgidos /brilhou no céu da Pátria..." – em certo instante. Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposição de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.Ser livre - como diria o famoso conselheiro... - é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de a partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de e autônomo e de teleguiado-é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso)Ser livre é ir além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.( Cecília Meireles)
Muitas das questões que dizem respeito à diversidade étnico-racial estão presentes tanto nos objetivos a serem alcançados como nos conteúdos a serem trabalhados em alguns dos Temas Transversais, especialmente Ética e Pluralidade Cultural. Assim, o trabalho a ser realizado em torno da Ética deve organizar-se de forma a possibilitar que os alunos não só sejam capazes de compreender o conceito de justiça baseado na eqüidade e de sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa, mas de adotar atitudes de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e de repúdio às injustiças e discriminações.









Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá! Esta é uma atividade da interdisciplina "questões étnico-raciais" que resolveste postar no blog juntamente com um trecho de Cecília Meireles? Seria isso? Abraço, Anice.