domingo, 5 de outubro de 2008

Ainda sobre inclusão



A história de educação inclusiva não está sendo levada a sério, os professores não foram preparados para receber os alunos com necessidades educativas especiais, dentre tantos outros problemas. O processo de inclusão está caminhando a passos lentos sem se levar em conta os alunos que já estão adultos, não se alfabetizaram mas têm condições de aprender uma atividade profissionalizante no mercado de trabalho informal para que possa se tornar um profissional e se sentir realizado. Muitos professores (a maioria) se dizem incapacitados para receber um aluno especial e não houve uma preocupação por parte do governo de capacitá-los para que se faça uma inclusão verdadeira. Infelizmente a educação não é tratada como um assunto sério no nosso país. A sociedade precisa acordar para este segmento que necessita de políticas eficazes, capaz de proporcionar a inclusão social dos alunos com NEE. Não posso compactuar com quem "joga" crianças com necessidades especiais nas escolas públicas sem antes capacitar os professores para que estes possam ter subsidios para trabalhar com esta clientela. Porém, existem professores que apesar das dificuldades, tentam incluir o aluno especial da melhor maneira possível, eles não excluem e procuram parcerias para ajudá-los. Eu respeito e admiro todos os profissionais da educação pelo seu interesse e suas incansáveis lutas para melhorar o ensino e oportunizar a todos os mesmos direitos.

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