
Estou chocada com o que aconteceu na cidade de Santo André, em São Paulo. Como pode um jovem, que todos disseram ser calmo, tanquilo, ter sido o protagonista de uma semana tão trágica? Quem não se sensibilizou com o caso de amor, ou de paixão, que acabou nesta sexta- feira, por infelicidade, tragicamente? O que será que levou o jovem Lindemberg, atirar contra a moça que dizia ser o amor da vida dele? Será que por amor excessivo, o melhor é matar o objeto deste amor? Ou será que tudo isto aconteceu por que porque o rapaz sequestrador foi muito reprimido quando criança? Ou ao contrário, por que foi muito liberado na infância, sem regras e sem normas? Psicólogos, psiquiatras, médicos, terão o que dizer para explicar este ato desumano? Este rapaz se achou no direito de ser dono da vida desta menina. Será que tem o direito de descarregar suas frustações, sua agressividade, suas repressões em cima desta menina que estava no início de sua vida? Será que poderemos entender toda essa tragédia? Teremos respostas?
Estou colocando este comentário como forma de protestar, de indignação e por que nosso trabalho de Psicologia tem a ver com este assunto, "Repressão na família e seus aspectos na vida adulta".
Estudamos anteriormente sobre a vida adulta, e a pergunta que fizemos foi: "O que é ser adulto? Quando nos tornamos adultos?" Agora estou me perguntando sobre o que aconteceu com este jovem, será que isto nos mostra que este rapaz amadureceu realmente? Ou, como tentarão responder os especialistas que ele sofre de algum transtorno emocional ? Somente uma coisa posso dizer neste momento, ninguém tem o direito de achar que é dono do outro. Não somos donos de ninguém, somente Deus pode gerenciar nossa vida, mais ninguém. Interessante como nós, tão distantes das pessoas envolvidas, pessoas que não conhecemos, como podemos ficar assim, tão incrédulos e tão tristes?
Tive que fazer esta pausa, este comentário, antes de colocar sobre o meu cansaço com a elaboração dos trabalhos que estão em um ritmo louco, pois todos são quase que para o mesmo prazo, os prazos são maiores, mas, por que os trabalhos são extensos, exigindo muita pesquisa, muito tempo escrevendo, enfim, vamos em frente!!!!