sábado, 14 de novembro de 2009

Unidade 3 - LIBRAS

Educação de surdos

Lendo os textos da unidade 3 da interdisciplina de LIBRAS, me chamou atenção para uma questão: o quão importante é para a criança surda conhecer a LIBRAS como sua primeira língua para, depois, aprender a ler, escrever, etc. Como fala no texto: “propor o fim da política de inclusão-integração escolar, pois ela trata o surdo como deficiente e, por outro lado, leva ao fechamento de escolas de surdos e/ou ao abandono do processo educacional pelo aluno surdo”.
Acho muito importante o convívio dos surdos com outros surdos. É onde conseguem fazer prevalecer sua identidade, cultura e o respeito à diferença surda. Quando chega na escola uma criança surda, cria-se um pavor entre os docentes, pois os mesmos não tem preparação nenhuma para trabalhar com alunos com este tipo de deficiência Isso é bem complicado para todos enquanto escola, pois são totalmente desqualificados para esse “tipo” de aluno e para ele também, sendo que, ás vezes, não consegue ser entendido(até dentro da sua própria família).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Exatamente, Eliete!!!

Tem que ter preparação, estudo e dedicação para entender as libras. Somente assim poderemos adequadamente nos comunicar com uma pessoa surda e, desta forma, ensinar a ler e escrever. Não é com o oralismo que conseguiremos.

Abraço, Anice.