Projetos de Aprendizagem
Baseada no que estudamos e lemos sobre os projetos de aprendizagem, acredito que o trabalho com projetos é uma forma inovadora de ensinar, ou seja, é uma maneira nova de se compreender o processo de ensino-aprendizagem. Em vista disto ele possui definições distintas, que se baseiam em experiências vivenciadas pelos professores e alunos que desenvolvem e participam de projetos.
Todo projeto é um processo criativo para os alunos e professores, o qual permite ricas relações entre ensino e aprendizagem e, sobretudo uma concepção de aprendizagens globalizadores, que certamente não passa por superposição de atividades.
É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária. Este, pode ser utilizado nos diferentes níveis de escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em cada grupo de ensino essa proposta pedagógica irá deparara com as especificidades do grupo etário, da realidade circundante, das experiências anteriores de alunos e professores.
Portanto, o projeto pode ser realizado respeitando as características de cada grupo etário e as suas necessidades.
O estudo sobre projetos contribui para a nossa formação como educadores, pois é relevante ter a clareza e a compreensão de que o aluno tem a possibilidade de construir a sua aprendizagem, ou seja, que ele possa realmente fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, como um ser participativo e critico, e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele.
Para isso, se faz necessário que haja uma adaptação ou alteração das posturas pedagógicas adotadas pelos professores/ educadores, que muitas vezes não correspondem às necessidades e interesses das crianças.
A Pedagogia de Projetos é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dele participam.
Com base na definição citada acima, pode-se dizer que com a introdução dos projetos nas escolas, o conceito de educação de uma escola e dos seus educadores abre um leque de possibilidades e informações, que irão contribuir no processo de ensino- aprendizagem. O que tornará a aprendizagem mais significativa, prazerosa e principalmente mais próxima do aluno.
Todo projeto é um processo criativo para os alunos e professores, o qual permite ricas relações entre ensino e aprendizagem e, sobretudo uma concepção de aprendizagens globalizadores, que certamente não passa por superposição de atividades.
É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária. Este, pode ser utilizado nos diferentes níveis de escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em cada grupo de ensino essa proposta pedagógica irá deparara com as especificidades do grupo etário, da realidade circundante, das experiências anteriores de alunos e professores.
Portanto, o projeto pode ser realizado respeitando as características de cada grupo etário e as suas necessidades.
O estudo sobre projetos contribui para a nossa formação como educadores, pois é relevante ter a clareza e a compreensão de que o aluno tem a possibilidade de construir a sua aprendizagem, ou seja, que ele possa realmente fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, como um ser participativo e critico, e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele.
Para isso, se faz necessário que haja uma adaptação ou alteração das posturas pedagógicas adotadas pelos professores/ educadores, que muitas vezes não correspondem às necessidades e interesses das crianças.
A Pedagogia de Projetos é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dele participam.
Com base na definição citada acima, pode-se dizer que com a introdução dos projetos nas escolas, o conceito de educação de uma escola e dos seus educadores abre um leque de possibilidades e informações, que irão contribuir no processo de ensino- aprendizagem. O que tornará a aprendizagem mais significativa, prazerosa e principalmente mais próxima do aluno.
Um comentário:
Olá, Eliete! Neste relato comentas sobre a importância de um PA e o quanto a mudança de metodologia tem que ocorrer para que a aprendizagem realmente dê conta de toda a demanda. Como este pensamento é encarado pelos profissionais da tua escola? Há ainda os que pensam de forma tradicional? São questões para pensar, já que a empatia nas ideias auxilia à mudança. Abraço, Anice.
Postar um comentário